sábado, 23 de fevereiro de 2013

Atento do Brasil e Sitel do Brasil

Fui aprovada na Sitel como eu esperava e queria, treinamento daqui a duas semanas, na segunda (25/02) já tenho que abrir conta no Santander (ironicamente para quem eu poderia prestar serviços), fazer exame médico e levar documentos. Entrando lá novamente, não tive dúvidas de onde queria estar, a Sitel emana muito mais seriedade que as outras, apesar de os produtos da Teleperformance me despertarem mais interesse. A Atento desde o primeiro momento e nas duas vezes que eu voltei lá, só me faz sentir desânimo.

Por um lado, a Atento me oferecia um atendimento de cobrança, onde eu teria chances de ter um salário melhorzinho, faria as ligações ao invés de ficar atendendo uma atrás da outra, já tinha feito a audiometria e entregue os documentos, treinamento terça agora (26/02), conta no Bradesco aberta. Mas e daí? Posso encerrar a conta, e o salário realmente não me importa no momento, estou praticamente pagando para investir no meu currículo, na experiência "atendimento ao cliente", que futuramente me encaminhará para entrevistas mais interessantes. No caso da Sitel, o atendimento é SAC, o perfil das pessoas que ligam digamos que está para "estressado", mas acho que receber a ligação de um teleoperador é de deixar ainda mais estressado do que ligar espontaneamente, ainda que seja com o objetivo de reclamar. E imagino que cobrar, mesmo que a pessoa saiba que está devendo, deve ser constrangedor (apesar de eu ser uma pessoa que não tem vergonha de cobrar os outros na minha vida pessoal, seja no campo que for). As duas opções não eram as melhores, mas o treinamento e a prática ensinam (espero). Como a Sitel só começa em duas semanas e os 5 primeiros dias de treinamento na Atento são sem carteira assinada (tenho medo de me queimar por lá por abandonar, nunca se sabe o amanhã - mas sem carteira assinada = sem registro no sistema, imagino - e não é como se eu sonhasse ser teleoperadora por muito tempo na vida para continuar tendo muitas opções), acho que estarei lá para ver como é e ir me preparando, mas não deve mudar minha decisão, pois os cargos com melhores salários da Sitel são mais interessantes para mim também (como o da primeira seleção que eu fui). Fora que a Sitel é mais organizada até em termo de estrutura, são apenas dois sites e um número menor de teleoperadores que dão conta de vários produtos.

Acho que cabe observar aqui que no dia que fui aprovada definitivamente na Atento, conheci pessoas que falaram bem da empresa com relação a pontualidade no pagamento, e sempre tem quem queira voltar. Mas a empresa é muito maior e por isso a desorganização faz perder um pouco a credibilidade, pelo menos para mim.

Tanto na Atento quando na Sitel, conversando deixo pessoas intrigadas por eu ser professora e estar buscando emprego em Call Center (foi assim com o supervisor da Philips também). A minha ideia, resumindo, é a seguinte: nunca tive carteira assinada, horário fixo para conciliar com outras coisas, preciso de experiência em atendimento e sei que vou aprender bastante, teleoperador é um emprego que infelizmente é subestimado, sim, mas eu não vou ter vergonha de ser uma. O que eu vou aprender sobre a Philips, hein, hein? O importante: folga todos os domingos, alguns sábados extras, não trabalha feriado, participa de campanhas para ganhar televisores Philips e tem remuneração variável de 100 ou 200 reais.

P.S.: Será que em 6 meses eu vou pensar em sair para tentar de novo a Avianca? Comecei a entrar nessa também pensando em atingir algo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário